Depois de década de guerras Agamenon rei de Missenas forçou os reinos da Grécia a uma frouxa aliança, apenas a Tessália permanece sem ser conquistada. Menelau irmão de Agamenon e rei de Esparta está cansado das batalhas ele busca paz com Troia o rival mais poderoso da emergente nação Grega.
Aquiles considerado o maior guerreiro já nascido, luta pelo exército grego mais o desdém que nutre pelo governo de Agamenom ameaça partir a frágil aliança.”
O rei Agamenon propõe a Menelau resolver a batalha a moda antiga o melhor homem do seu exército contra o melhor do exército de Menelau.
Aquiles luta contra Ógrios derrota com apenas um golpe. E desperta a admiração do rei Agamenon .
O jovem Paris filho do rei Príamo, visita a corte Esparta e apaixona-se por Helena filha de Píndaro, rei de Esparta esposa do rei de Menelau. Paris rapta Helena e gera o maior motivo para uma guerra que ficou famosa em toda a história. A guerra de Troia que durou duzentos anos.
Agamenon, o poderoso rei de Micenas, une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta e defender a honra do seu irmão.Coloca Aquiles no comando do exército de Esparta enquanto quem o exército de Troia é comandado por Heitor o irmão de Paris.
Aquiles é um lutador orgulhoso , destemido dos homens e dos Deuses essa afirmação pode ser feita com base na cena em que ele corta a cabeça do Deus Sol patrono de TroiaAo perceber a guerra que provocou entre Esparta e Troia helena tenta fugir ,mas Heitor diz que é tarde demais e a impede.
Paris encontra Menelau e propõe um duelo entre os dois o vencedor fica com Helena e a cidade de Troia .Paris esta perdendo a luta e foge se arrastando até a perna do seu irmão Heitor que o livra de morrer e fere Menelau com uma espada que atravessa –lhe o abdômen, provocando profundamente a ira de Agamenon que ordena ao exército que ataquem os Troianos.Depois de tanto massacre o exército Espartano recua e os Troianos comemoram pensando que os Espartanos tinham ido embora.
Pela manha os Troianos atacam os gregos
E Heitor mata Pátroclo amigo de Aquiles.
Patroclo luta com as armas, escudos, e armaduras de Aquiles e faz com que todos pensem que é Aquiles que está lutando.
Revoltado Aquiles vai até Heitor Grita seu nome e a sua voz ecoa pelas muralhas.
Heitor despede-se do seu pai e de sua esposa vai até Aquiles luta com ele e é morto por Aquiles que o amarra a sua carroça e o arrasta ao redor das muralhas depois leva o corpo até o exército grego para que todos vejam o resultado da sua vingança.
O Pai de Heitor vai até o acampamento e pede a Aquiles que libere o corpo de Heitor para enterrá-lo. Aquiles poupa-lhe a vida e libera o corpo de Heitor para um funeral de doze dias.
Ulisses vê um soldado esculpindo um cavalinho de madeira para o filho que estava em casa e tem uma idéia construir um cavalo gigante.
Após doze dias de funeral os Troianos encontram um cavalo de madeira e acreditando ser um presente dos Deus e recolhem muralha a dentro. Durante a noite os gregos que estavam escondidos dentro do cavalo invadem a cidade e matam todos que veem pelo caminho inclusive o rei Príamo e incendeiam a cidade. O episódio do cavalo é conhecido pela história como"Presente de Grego".Durante o massacre Paris dispara várias flechas em Aquiles e nenhuma tem efeito sobre o seu corpo pois este era invulnerável desde bebe exceto o seu calcanhar e quando Paris dispara uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles consegue enfim mata-lo. Ulisses coloca uma moeda em cada um dos olhos de Aquiles que estava morto um costume que diziam ser para os mercadores.